quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sobre pele - Mitos e Verdades

AVALIAÇÃO: PARTE MAIS IMPORTANTE DE QUALQUER PROCEDIMENTO.

Significado da Anamnese: do grego ana = trazer de novo e mnesis = memória (é uma entrevista realizada por um profissional com um paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com o paciente, toda sua história clínica, de saúde.

Dúvidas:

a) Banhos quentes aumentam a oleosidade da pele?

Verdade, em pessoas com pele oleosa, a água quente pode estimular a secreção de mais oleosidade nessas áreas de pele oleosa.

b) Pele oleosa envelhece menos?

Verdade, a pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultra-violetas do sol e sofre menos os seus efeitos danosos, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

c) As fitas adesivas para tirar cravos funcionam?

Verdade, mas funcionam apenas naquelas pessoas que têm cravos grandes com ponta preta exposta.  Para aqueles pontinhos escuros bem fininhos somente a limpeza de pele com profissional.



d) A luz da tela de computadores e a “luz fria” de escritórios também causam fotoenvelhecimento?

Mito. A quantidade de radiação ultra-violeta emitida pela tela dos computadores e pela luz fria é muito pequena e insuficiente para causar danos à pele.

e) Acima do FPS 15 todos os filtros solares são iguais?

Mito. O filtro solar com FPS 15 já bloqueia a maior parte dos raios ultra-violeta. Entretanto, quanto maior o fator de proteção, maior será a proteção e ação do filtro solar.

f) Mesmo os filtros solares de FPS alto devem ser aplicados a cada 2 horas?

Verdade. Se a pessoa vai ficar exposta ao sol após um intervalo de tempo superior a 2 horas desde a última aplicação do filtro solar, deve reaplicá-lo para obter uma proteção eficaz e atingir o FPS do protetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário