terça-feira, 28 de junho de 2011

Saúde Qualidade de Vida II Ginástica Laboral em detalhes

Ginástica Laboral
 
O que é Ginástica Laboral?
Ginástica laboral é a prática voluntária de atividade física, realizada pelos trabalhadores coletivamente, no próprio local de trabalho, durante a sua jornada diária, visando melhorar a condição física do trabalhador. Tem como objetivo fortalecer determinadas musculaturas muito exigidas durante a jornada de trabalho, o que faz prevenir problemas posturais e lesões que, além de trazerem riscos aos funcionários, representam custos operacionais para a empresa. Esta ginástica não leva o trabalhador ao cansaço, por ser de curta duração. A ginástica laboral contribui para a prevenção e recuperação das chamadas "doenças do trabalho" (LER e DORT) promovendo o bem estar e melhorando as relações inter-pessoais.
Como surgiu a Ginástica Laboral?
Sobre a ginástica laboral a primeira notícia que se encontra é uma pequena brochura editada na Polônia em 1925, onde foi chamada também de Ginástica de Pausa. Era destinada a operários e alguns anos depois surgiu na Holanda e Rússia. No início dos anos 60 surgiu também na Bulgária, Alemanha, Suécia e Bélgica. No Japão na década de 60 ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da G.L.C. - Ginástica Laboral Compensatória. No Brasil o esforço pioneiro residiu numa proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas. Esta proposta foi estabelecida pela escola de Educação de FEEVALE no ano de 1973, quando se elaborou o projeto de Educação Física Compensatória e Recreação. E infelizmente, não foi encontrado material de continuidade deste trabalho.
Quais os benefícios da Ginástica Laboral?
A ginástica laboral propicia benefícios fisiológicos, psicológicos, sociais e empresariais:
Fisiológicos - Promove a sensação de disposição e bem estar para o trabalho. - Combate e previne doenças profissionais, sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade. - Melhora a flexibilidade, a coordenação e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura. - Diminui as inflamações e traumas. - Diminui a tensão muscular desnecessária. - Diminui o esforço na execução das tarefas diárias.
Psicológicos - Favorece a mudança da rotina. - Reforça a auto-estima e melhora a auto-imagem. - Mostra a preocupação da Empresa com seus funcionários. - Melhora a capacidade de atenção e concentração no trabalho. - Desenvolve a consciência corporal. - Combate tensões emocionais.
Sociais - Desperta o surgimento de novas lideranças. - Favorece o contato pessoal. - Promove a integração social. - Favorece o trabalho em equipe. - Melhora as relações interpessoais.
Empresariais - Propicia maior produtividade por parte do trabalhador. - Melhora a imagem da instituição perante os empregados e a sociedade. - Diminui o número de queixas, afastamentos médicos, acidentes e lesões. - Reduz os gastos com afastamentos e substituições de pessoal.
Quais os tipos de Ginástica Laboral?
A ginástica laboral pode ser realizada no início (preparatória), durante (compensatória) e após o trabalho (relaxamento).
Preparatória Realizada no início da jornada de trabalho. Tem como objetivo principal preparar o trabalhador aquecendo os grupos musculares que serão solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho.
Compensatória Realizada durante a jornada de trabalho. Interrompe a monotonia operacional, aproveita as pausas para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos, e às posturas inadequadas solicitadas nos postos operacionais.
Relaxamento Realizada após o expediente de trabalho. Tem como objetivo reduzir a tensão muscular criada pelas atividades realizadas no trabalho, para que estes músculos não desenvolvam, aos poucos, microlesões que irão acarretar em lesões maiores com o passar dos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário