segunda-feira, 19 de abril de 2010

CÂNCER DE MAMA PARTE 1

INTRODUÇÃO O GRUPO DAS NEOPLASIAS É O SEGUNDO CAUSADOR DE MORTE NO MUNDO, SENDO COMPOSTO MAIORITARIAMENTE DE: CÂNCER (A PARTIR DAQUI TRATADO COMO É TECNICAMANTE, POR "CA") CA DE MAMA E DE COLO DE ÚTERO. DOENÇA TEMIDA PELOS PROCEDIMENTOS CRUÉIS QUE SUAS VÍTIMAS SOFRIAM ANTES DE MORREREM (DOR E DEFORMIDADE QUE EVOLUÍAM ATÉ A MORTE). DESCONHECIA-SE POR COMPLETO A FORMA DE TRATAMENTO. UTILIZAVA-SE: - INFUSOS DOMÉSTICOS; - REMÉDIOS CASEIROS; - BENZEDURAS MINISTRADAS POR AGENTES RELIGIOSOS; - COMPOSTOS DE MORFINA E COCAÍNA; - A CIRURGIA E O FERRO EM BRASA NUNCA FORAM TENTADOS PELAS DORES CRUÉIS QUE ACARRETARIAM. SOMENTE DEPOIS DA DESCOBERTA DA ANESTESIA EM 1844, PASSOU A PENSAR-SE NA CIRURGIA COMO TRATAMENTO. OS PRIMEIROS RESULTADOS ERAM DESENCORAJADORES: PACIETES CONTINUAVAM MORRENDO DEPOIS, PELA RECIDIVA LOCAL, NAS AXILAS, OSSOS E ÓRGÃOS DISTANTES. Sintomas Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. Fatores de Risco História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. A idade constitui um outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama.

Ainda é controvertida a associação do uso de contraceptivos orais com o aumento do risco para o câncer de mama, apontando para certos subgrupos de mulheres como as que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, as que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.

A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, é identificada como fator de risco para o câncer de mama, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos.

OBS.: GRAÇAS A DEUS, TUDO ISSO (em relação à introdução) JÁ MELHOROU MUITO, VOLTAREMOS EM BREVE COM A CONTINUAÇÃO DESSE ARTIGO. BIBLIOGRAFIA: KENDALL, F; KENDAL, H. Músculos provas e funções. 4a ed. São Paulo: Manole; 1995. MINISTÉRIO DA SÁUDE - INCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário